Meados dos anos 70. As motos japonesas estavam reinando no mercado norte americano com as famosas 4 cilindros o que até fez com que a Cycle Magazine criasse o termo UJM - Universal Japanese Motorcycle - ou motos japonesas universais. A CB 750 four fabricada pela Honda se tornou um sucesso de vendas com seu chassis tubular, suspensão dianteira telescópica, freios a disco na frente, 4 cilindros alimentados por 4 carburadores (um para cada). Esse modelo foi rapidamente copiado pelas também japonesas, Kawasaki, Suzuki e Yamaha.

Lógico que com as Big Four (Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha) produzindo motos praticamente iguais, o mercado ficou entediado e assim começaram as customizações, afinal a gente compra a moto pra deixar com a nossa cara.
A Yamaha, fez uma pesquisa no mercado Norte Americano e viu que o público tinha o desejo de uma VTwin (motos com 2 cilindros em V) refrigerada a ar e com estilo Cruiser. Motos como as Harley Davidson mas com um custo mais acessível.
Sim, até nos Estados Unidos as Harley Davidson são caras. A partir daí, em 1981 a Yamaha lança a Virago 750, uma Cruiser com suspensão monoshock traseira (um amortecedor só).

Em 1984 a Virago sofre a primeira reestilização, passando a ter 2 amortecedores traseiros e o tanque em formato de gota. Além de aumentar o seu line up com modelos de diferentes cilindradas.
O mercado americano sentiu o golpe vendo a grande aceitação e o alto número de vendas e fez com que o governo na época, aumentasse os impostos para motos importadas acima de 700 cilindradas. No mesmo momento a Yamaha rapidamente baixou a 750 para 699cc e já com os modelos 920 passando para 1100 cc

Aqui no Brasil a Virago veio com a XV250, XV535, XV750 e XV1100 - essa última consagrada no comercial de uma marca de cigarros no final dos anos 80.
Linha Virago: XV125 XV250 XV400 XV500
XV535 XV700
XV750
XV920
XV1100
Quer saber mais da história? Assista o vídeo abaixo.
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