top of page

Yamaha Virago - A Japonesa que abalou a América

Foto do escritor: Lo.Co.Lo.Co.

Meados dos anos 70. As motos japonesas estavam reinando no mercado norte americano com as famosas 4 cilindros o que até fez com que a Cycle Magazine criasse o termo UJM - Universal Japanese Motorcycle - ou motos japonesas universais. A CB 750 four fabricada pela Honda se tornou um sucesso de vendas com seu chassis tubular, suspensão dianteira telescópica, freios a disco na frente, 4 cilindros alimentados por 4 carburadores (um para cada). Esse modelo foi rapidamente copiado pelas também japonesas, Kawasaki, Suzuki e Yamaha.



 

Lógico que com as Big Four (Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha) produzindo motos praticamente iguais, o mercado ficou entediado e assim começaram as customizações, afinal a gente compra a moto pra deixar com a nossa cara.


A Yamaha, fez uma pesquisa no mercado Norte Americano e viu que o público tinha o desejo de uma VTwin (motos com 2 cilindros em V) refrigerada a ar e com estilo Cruiser. Motos como as Harley Davidson mas com um custo mais acessível.

Sim, até nos Estados Unidos as Harley Davidson são caras. A partir daí, em 1981 a Yamaha lança a Virago 750, uma Cruiser com suspensão monoshock traseira (um amortecedor só).


yamaha virago 750
XV750 1981 - A primeira Virago com amortecedor monoshock

Em 1984 a Virago sofre a primeira reestilização, passando a ter 2 amortecedores traseiros e o tanque em formato de gota. Além de aumentar o seu line up com modelos de diferentes cilindradas.


O mercado americano sentiu o golpe vendo a grande aceitação e o alto número de vendas e fez com que o governo na época, aumentasse os impostos para motos importadas acima de 700 cilindradas. No mesmo momento a Yamaha rapidamente baixou a 750 para 699cc e já com os modelos 920 passando para 1100 cc


Virago XV1000 já com a suspensão e o tanque redesenhados
Virago XV1000 1984 já com a suspensão e o tanque redesenhados

Aqui no Brasil a Virago veio com a XV250, XV535, XV750 e XV1100 - essa última consagrada no comercial de uma marca de cigarros no final dos anos 80.


Linha Virago: XV125 XV250 XV400 XV500

XV535 XV700

XV750

XV920 XV1100 Quer saber mais da história? Assista o vídeo abaixo.


Gostou? Deixe seu comentário! Valeu e Siga Los Condes



logowhite menor
Lo.Co. é abreviação de Los Condes
Los Condes Kustom - Motos Custom, Roupas e acessórios para motociclistas.
Lifestyle & Custom Wear
Desde 2018

Flavio G. Terra  - CPF: 064.872.218-05
R. do Retiro, 2251 Jundiaí - SP  CEP: 13.209.355

  • facebook
  • twitter
  • youtube
LOS CONDES KUSTOM - Rua São Lázaro, 536, Casa 1-CEP 13209-220- CNPJ. 49.276.236/0001-44 JUNDIAÍ - SP
Los Condes Kustom Logo FTR

©2019 by Los Condes Kustom - Fuck the Rules

bottom of page