top of page
  • Foto do escritorLo.Co.

Só Raiz. Motos 2 tempos



Suzuki GT750
Na foto a Suzuki GT750 3 cilindros e um canhão na aceleração

Quem viveu nos anos 70 e 80 deve lembrar das motos com motor 2 tempos. Barulhentas, lançavam fumaça pelo escapamento, o motor gritava nos altos giros e eram um canhão no quesito aceleração. As motos com motores 2 tempos eram as rainhas da motovelocidade e do motocross mas eram motos que exigiam um pouco mais de habilidade do piloto pois só "funcionavam"em alto giro. A aceleração era rápida, o torque máximo vinha de uma vez e a única maneira de domar essas motos era ter um bom controle da embreagem e do acelerador.


Diagrama de funcionamento de motor 2 Tempos
Exemplo de funcionamento de um motor 2 Tempos

Como funciona o motor de 2 tempos? É um motor de combustão interna de mecanismo simples sendo que a cada volta do eixo do virabrequim ocorre a admissão, compressão, explosão e escape dos gases. Descrevendo um pouco melhor: No primeiro tempo o pistão sobe admitindo a mistura ar/combustível.

No segundo tempo a ignição ocasiona a explosão. Os gases expandem forçando o pistão para baixo e iniciando um novo ciclo.


Dinamometro
Veja a diferença da entrega de potência e torque entre 2tempos e 4 tempos

Os motores 2 tempos eram admirados devido a sua entrega de potência. São motores muito mais potentes que os 4 Tempos (de mesma cilindrada) e tem como característica uma manutenção mais barata graças a uma engenharia mais simples e menos componentes móveis dentro do motor. Em contra partida, são motores que exigem maior manutenção e tem uma vída útil mais curta.

Pilotar uma moto 2 tempos exige um pouco mais de técnica do piloto. A moto acelera forte e rápido, não tem freio motor e a entrega de potência é absurda. Para quem viveu nos anos 70 e 80 deve se lembrar da Yamaha RD350, a Viúva Negra. Uma moto que entregava uma potência enorme e era desprovida de bons freios. Na época era costumeiro dizer que uma moto 2 tempos de 125cc era compatível a uma 250 de 4 tempos.


RD350 yamaha
A lendária RD350 - A Viúva Negra

Motos 2 Tempos que fizeram história: RD350 da Yamaha (anos 70) A víuva negra RD350 LC Yamaha (lançou em 1986) com válvula YPVS (que tentava amansar um pouco o motor nas acelerações) RD135 Yamaha - Motor com quinta marcha infinita! Andava muito! Suzuki GT380, 550, 750 - Motos com 3 Cilindros (um inferno pra acertar carburação)


Yamaha RX180 Custom
RX180 Custom - A Primeira Custom fabricada no Brasil com motor 2 Tempos

E lógico a DT180 (primeira trail fabricada no Brasil) e também a RX180 Custom (primeira moto Custom brasileira).


RD350 LC
RD350 LC - Forte, com refrigeração a água e válvula YPVS

Bom, essas são as que eu me lembro e marcaram minha vida como motociclista. O ronco dos motores 2 Tempos me trazem nostalgia, uma lembrança de uma época da minha vida muito boa e muito Lo.Ca.

Tem alguma lembrança boa dessa época com motos 2Tempos ou quer saber mais? Assista o Buzina Mollhada onde conversamos com o Laner (um aficcionado por motores 2 Tempos e Acessor de Imprensa da Yamaha.


Valeu seus Lo.Co.! #sigaloscondes




514 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logowhite menor
Lo.Co. é abreviação de Los Condes
Los Condes Kustom - Motos Custom, Roupas e acessórios para motociclistas.
Lifestyle & Custom Wear
Desde 2018

Flavio G. Terra  - CPF: 064.872.218-05
R. do Retiro, 2251 Jundiaí - SP  CEP: 13.209.355

  • facebook
  • twitter
  • youtube
LOS CONDES KUSTOM - Rua São Lázaro, 536, Casa 1-CEP 13209-220- CNPJ. 49.276.236/0001-44 JUNDIAÍ - SP

©2019 by Los Condes Kustom - Fuck the Rules

bottom of page