top of page
  • Foto do escritorLo.Co.

Street Glide é muito mais do que você pensa.

História de um dos modelos mais icônicos da Harley-Davidson


uma moto harley-davidson com o piloto ao lado
CVO Street Glide com motor Twin Cam 110

A Harley Street Glide tem sido um elemento básico na formação dos gigantes americanos há muitos anos. Ela continua a receber revisões regulares e o modelo continua a ser vendido. É a Harley que faz a ponte entre as motos despojadas como a Softail Slim e as grandes motos de turismo como a Road Glide. Esta é uma Harley Davidson que vale muito a pena explorar com alguns detalhes, então vamos começar.

História da Harley Davidson Street Glide

A primeira Street Glide foi lançada em 1984. Ela tinha o novo motor Harley Evo de 1.337 cc, produzindo robustos 50 cavalos de potência e uma transmissão de cinco marchas, o que a tornava uma moto muito potente para a época. Ele tinha recursos de turismo, como alforjes com trava do encosto do passageiro e grande porta-malas traseiro.


Street Glide EVO 1984
Foto de uma Street Glide 1984. Sim, ela parece uma Electra mas não é.

Demorou um pouco para o Street Glide decolar com os pilotos sem saber onde ele se encaixava na linha da Harley Davidson, já que já havia Tourings da Harley de sucesso sendo vendidos. No entanto, manteve-se em produção até aos dias de hoje, com novos modelos chegando aos concessionários aproximadamente a cada 5 anos.


A Street Glide realmente não começou a decolar até que uma nova versão foi lançada em 2006/7. Este é o momento em que a maioria das pessoas começa a falar sobre a Street Glide e vê-la como uma adição interessante e valiosa à linha Harley Davidson.


 


PARTICIPE DO SORTEIO DESTA CVO STREET GLIDE 2015 STAGE 2


 


Uma moto projetada por Willie G A FLHX Street Glide foi projetada pelo próprio Willie G e o objetivo era que fosse sua moto de passeio pessoal, de acordo com seus hábitos pessoais de pilotagem. Sempre na moda e sabendo o que o mercado precisava, Willie G acertou em cheio na mais recente variante Street Glide para torná-la um modelo popular para os fãs da Harley.



Modelo 2007 da Street Glide. Repare nas rodas

Quando o modelo de 2007 foi lançado, a moto era uma motocicleta totalmente nova e havia encontrado sua identidade. Tinha um motor de 1.584 cc, nova transmissão de 6 velocidades, melhor entrega de potência e espaçamento de marchas, tecnologia Cruise Drive e 125 Nm de torque.


Embora tivesse uma suspensão de baixo perfil, um pára-brisas menor do que outros modelos de turismo, ainda era considerada uma moto touring e funcionalidades extra concebidas especificamente para passeios, como Cruise Control, sistema de áudio e integração de telefone, significavam que estava à frente da concorrência em muitos aspectos.


Hoje, o Street Glide continuou a evoluir e existem 4 variantes diferentes disponíveis atualmente nos EUA, Street Glide Standard, Street Glide Special, Street Glide ST e a CVO Street Glide.

A melhor maneira de falar sobre o Street Glide é dividi-lo em três seções. A Street Glide de 2006 até 2011, onde vimos uma troca de motor do Twin Cam 96 para o Twin Cam 103. Depois, novamente de 2017 até os dias atuais, onde o motor Milwaukee-Eight 107 e 114 assumiram o controle.

Todas estas três gerações de Street Glide têm algo a oferecer ao legado dos modelos e é por isso que é importante reconhecê-los em cada uma destas importantes fases.





Street Glide de 2006 a 2011

Em 2006, a Harley renovou o Street Glide. Era para se encaixar na linha de turismo com alguns recursos úteis e interessantes, mas também foi um pouco despojado para caber no reino das bicicletas de rua. A revista Rider chamou-o de ‘Bobber of Harley Davidson Baggers’.



O modelo 2011 já possuia roda dianteira de Aro19 e motor Twin Cam 96


No coração da moto estava o TC88 1.450 cc V-twin, introduzido pela primeira vez em 1999. Era potente, confiável, fornecia potência suficiente quando necessário e fazia o trabalho.

A FLHX usou essencialmente a base do Electra-Glide, que era o modelo de turismo definitivo, e o despojou um pouco para criar uma nova Harley Davidson.


O destaque veio na forma de eletrônicos com os quais a Street Glide foi equipada, incluindo um novo sistema de áudio avançado Harman-Kardon de 40 Watts, rádio, CD player, opções de MP3, rádio CB para comunicações entre várias motos e integração com o telefone celular viva-voz.

Embora este não fosse o melhor argumento de venda para os pilotos, o que eles realmente gostavam eram os recursos de turismo que tornaram as tourers da Harley Davidson tão boas em primeiro lugar. Portanto, a suspensão mais baixa, a tela mais curta e a falta da proteção metálica dos alforjes inicialmente foram contra a Street Glide.


Essa critica durou até o momento em que os pilotos realmente levaram a moto para um passeio onde o conforto e a facilidade de uso anularam quaisquer acessórios negativos anteriores. Na verdade, a Street Glide foi produzida com a idéia de ser um modelo mais despojado, malvadão da suas irmãs maiores Ultra. Uma Touring com uma pegada mais esportiva, braba.

O banco era confortável desde o início, o baixo centro de gravidade e o chassis equilibrado proporcionavam confiança para a pilotagem e a nova carenagem com pára-brisas mais baixo ainda era super eficaz a manter o vento afastado.


A Harley Davidson não estava disposta a aceitar as opiniões negativas e colocar a moto na prateleira; em vez disso, em 2007, dobrou e fez mais melhorias no Street Glide e as opiniões mudaram quanto ao ajuste da moto.


O ano de 2007 viu a implementação da transmissão Cruise Drive de 6 velocidades que aumentou o torque em 17%. Tensores hidráulicos da corrente de comando, novos bicos injetores EFI, novos sensores de oxigênio e novos silenciadores melhoraram o desempenho e o motor agora estava mais responsivo do que nunca.


A Harley Davidson continuou a fazer melhorias no Street Glide ao longo dos anos, com freios Brembo e um tanque maior sendo adicionado em 2008.



Modelo 2016 com motor 103 Twin Cam

Street Glide de 2011 a 2017

O modelo de 2011 foi o primeiro a receber o Twin Cam 103 V-twin que aumentou a potência e o torque gerais. Poucas coisas mudaram em relação às motos anteriores e ela permaneceu uma tourer minimalista, atraente para aqueles que queriam os recursos práticos de touring em um pacote mais sutil.

Foi durante esse período que a Street Glide também encontrou seu lugar no mundo das baggers customizadas, com os proprietários buscando maneiras de fazer com que suas motos se destacassem da maioria das tourers nas estradas.



Modelo Special de 2022 já com motor M8 114


Street Glide 2022-2023

A Harley Davidson Street Glide de hoje baseia-se no que veio antes,praticamente sem mudar o seu estilo mas com muita tecnologa, especificações técnicas aumentadas e ainda mais recursos.

O motor Milwaukee-Eight 107 V-twin foi apresentado pela primeira vez em 2017 e continua sendo a base do modelo Standard (não disponível no Brasil). É super potente, mais suave e tem um motor com melhor som do que seus antecessores.

93 cavalos de potência são suficientes e você pode navegar em linha reta a 120 km/h mantendo o controle perfeitamente, mas também tem distância ao solo suficiente para se inclinar nas curvas e a potência para tirá-lo delas.

Painel das novas Street Glide com sistema de entretenimento

Você obtém o sistema de infoentretenimento Boom Box 4.3 em oposição ao sistema de infoentretenimento Boom Box GTS encontrado nos modelos Special, ST e CVO. Porém, é um excelente sistema moderno que possui funcionalidade viva-voz para fazer chamadas, ouvir música e navegar.

Outros recursos técnicos incluem: conexão USB, pré-configurações SiriusXM, rádio FM, faixa meteorológica padrão, 2 alto-falantes, tela TFT colorida.

A tela padrão de informações do veículo mostra recursos de exibição, hodômetro, viagem A e B, indicador de marcha e indicadores avisadores.

Por um custo adicional, o piloto pode personalizar sua bicicleta para atender às suas necessidades com uma ampla gama de acessórios disponíveis. Um pacote popular inclui o RDRS Safety Enhancements Suite, que coleta informações do chassi, dos freios e dos sistemas de controle do motor para melhorar a segurança e a estabilidade em todos os cenários de pilotagem.

A tradição de conforto continua com uma posição de condução vertical, piso do condutor e assento baixo.

Se você está procurando um pouco mais no nível de desempenho do Street Glide, então olhar para a versão Street Glide Special, ST ou CVO é sua melhor aposta com motores maiores, recursos de desempenho aprimorados e mais tecnologia como padrão.


No Brasil atualmente só o modelo Special está disponível para venda já equipado com o motor M8 114



Desempenho da Street Glide

A Street Glide demorou a decolar, mas agora está exatamente onde a Harley Davidson pretendia que estivesse. A Harley afirma que o modelo é o mais vendido e acho que isso pode ser atribuído em grande parte ao fato de ele preencher a lacuna entre uma Cruiser Standard e uma Grand Tourer (Road Glide Ultra e Ultra Limited).


Estava à frente do jogo em termos de recursos tecnológicos em 2006 e esta tradição continua até hoje. A capacidade de personalizá-lo para atender às suas necessidades é outra grande vantagem do modelo.

Embora nem todos concordem que é uma moto adequada, todos concordam que é uma moto confortável, suave e inspiradora de confiança para pilotos de todas as formas e tamanhos.


Variantes Harley Davidson Street Glide 2023

Como já abordamos, houve várias gerações significativas na produção da Street Glides, desde o primeiro original de 1984, até o modelo de 2007 que despertou o interesse mundial, até o motor atualizado de 2011 e agora a mais recente moto com motor Milwaukee-Eight.

Embora cada uma dessas gerações tenha tido algumas variantes, hoje temos 4 versões diferentes da Street Glide para escolher, mas quais são as diferenças?


Street Glide



  • Standard version

  • Milwaukee-Eight 107 V-twin

  • Vivid Black, White Sand Pearl, Midnight Crimson, colour options

  • Plenty of chrome

Street Glide Special



  • Milwaukee-Eight 114 V-twin

  • 12 colour options including two-tone paint schemes

  • Boom Box GTS infotainment system

Street Glide ST




Milwaukee-Eight 117 V-twin


Duas opções de pintura


Toda em preto


Estilo mais rápido, elegante e agressivo

CVO Street Glide



Milwaukee-Eight 121 V-twin


3 esquemas de pintura personalizados


Sistema de Entretenimento e painel totalmente inovadores


Peças premium, incluindo punhos e pinos aquecidos Kahuna


Recursos de aprimoramento de segurança em cantos


Baggers de fábrica super customizados




A Street Glide é um bom investimento?

Abrangendo um período de tempo tão longo, esta é uma Harley Davidson que pode ser um excelente investimento, desde que você escolha a certa.

Como acontece com a maioria das motocicletas, a primeira edição costuma ser a melhor escolha para investimento, neste caso procurar um modelo 1984 será muito útil se estiver em excelentes condições.


O modelo 2006/7 também é um dos favoritos, pois foi considerado a primeira Bagger personalizada de fábrica que fez as pessoas se levantarem e prestarem atenção ao que a Harley Davidson estava fazendo e à direção que estava tomando.


Além disso, uma Street Glide Special, ST, CVO de qualquer geração é uma boa escolha para fins de investimento, pois são os mais cobiçados, mais caros no momento do lançamento e vêm em estoque com atualizações de desempenho, etc.


Existem algumas Harley Davidson Street Glides muito personalizadas à venda que receberam uma customização ‘Low-Rider’. Algumas são excelentes, apenas com peças premium usadas e melhorias de desempenho feitas.

Neste caso, estes valem o seu dinheiro e provavelmente o manterão, independentemente do design menos clássico e atemporal.


No entanto, existem algumas customizações que estão menos focados no desempenho e mais no estilo. Dependerão do gosto pessoal e estarão de acordo com as tendências atuais do mundo customizado ou não.


Se você está procurando um investimento, seria sensato optar por uma Street Glide totalmente original em vez de uma customizada, pois pode ser difícil vendê-las e as peças de reposição não mantêm seu valor tão bem quanto as originais digo isso em referência a aparência pois customizações referentes a performance (ou upgrades) são sempre bem aceitos.


Conforto e estilo "Badass" na estrada

Veredicto da Harley Davidson Street Glide

Nem todos os modelos de motocicletas são criados iguais e você não pode reivindicar o título de modelo mais vendido da Harley Davidson sem ter durabilidade excepcional, estilo, ser um passeio luxuoso e ter inúmeras outras características que atraem um grande número de seguidores. Um modelo da Harley-Davidson que leva o título de mais vendido merece todo nosso respeito.


A Street Glide é uma série da Harley Davidson que resistiu ao teste do tempo, encontrou o seu lugar e pretende permanecer lá. Da linha Touring da Harley-Davidson a Street Glide tem o seu destaque garantido justamente por ter um estilo malvadão unido ao conforto e a tradição da marca.


Quer concorrer a minha CVO Street Glide 2015?


Estou sorteando a minha Street Glide CVO 2015 com estágio 2 remapeada pelo Paulinho Henn e equipada com comando e bomba de óleo Feuling e tuchos S&S. Não é uma moto remapeada para performance em arrancadas e sim, equipada com comando de alta rotação para melhor desempenho nas estradas. Adquirindo um número, você entra para o grupo do whatsapp e também ganha o curso "Produza vídeos melhores com seu celular e camera de ação" voltado para motociclistas.

É só clicar no link abaixo e escolher seu número!


Obrigado pela leitura! Flavio Terra - Los Condes Kustom




Texto adaptado do original de Emily da Timelles2Wheels




402 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logowhite menor
Lo.Co. é abreviação de Los Condes
Los Condes Kustom - Motos Custom, Roupas e acessórios para motociclistas.
Lifestyle & Custom Wear
Desde 2018

Flavio G. Terra  - CPF: 064.872.218-05
R. do Retiro, 2251 Jundiaí - SP  CEP: 13.209.355

  • facebook
  • twitter
  • youtube
LOS CONDES KUSTOM - Rua São Lázaro, 536, Casa 1-CEP 13209-220- CNPJ. 49.276.236/0001-44 JUNDIAÍ - SP

©2019 by Los Condes Kustom - Fuck the Rules

bottom of page