top of page
  • Foto do escritorLo.Co.

Motos de média cilindrada. Novo Hype?

As motos de média cilindrada seriam a nova tendência num mercado onde os altos preços de manutenção e aquisição de motos novas e usadas de alta cilindrada estão assustando os motociclistas?

Isso sem contar os preços do seguro e impostos também. O que eu vejo hoje, conversando com vários amigos de estrada é que todos amam suas motos de alta cilindrada mas ao mesmo tempo estão ficando preocupados com os custos para manter e também com a depreciação que o mercado estabelece para motos muito rodadas (isso acontece com as marcas premium).

Um motociclista médio roda entre 5 a 10mil km/ano. Já um "road eater" (aquele que não sai da estrada) chega a rodar 40mil km/ano ou até mais. Se você parar para pensar em matéria de manutenção básica, fazendo um custo médio de R$1 Real por km rodado, a conta já fica pesadinha. Isso só em manutenção da moto como óleo, pneus e revisões.

Muitos estão ficando adeptos ao Faça você mesmo para baixar custos de manutenção

Mas como se chegou a este custo por km? Vou dar por exemplo uma HD A cada 8mil km tem que ser feita uma revisão. Em troca de óleo vai aproximadamente R$680,00 mais uns R$150,00 no filtro de óleo. Isso se você fizer em casa. Total: R$830,00 (óleo Motul 7100) O Serviço de revisão gira em torno de R$800,00 mas pode ser mais caro se optar por uma revisão onde a moto é parcialmente desmontada para checagem de caixa de direção, suspensão traseira e dianteira (eu particularmente não gosto.) Só façø se estiver indicado no manual de serviços de acordo com a kilometragem da moto.



Pneus. O jogo de pneus gira em torno de 2.500,00 (já vou avisando que a conta aqui é aproximada e tudo pode variar) pensa que estamos fazendo uma conta no papel de pão só para reflexão. Um jogo de pneus bem mantido pode chegar a 25mil km rodados (esqueça isso se você tiver a mão pesada ou for dono de Fatboy). Pastilhas de freio tem uma duração média de 10mil KM (dependendo do uso) Lógico que quem roda mais na estrada e tem uma condução suave, vai manter as pastilhas "vivas" mais tempo. Aliás, vai manter a moto boa por muito mais tempo. Tudo isso conta. Da maneira que você conduz a moto e também onde você roda mais (cidade/estrada).

O alto custo de pneus também tem que ser levado em conta

Já tem muitos motociclistas deixando suas motos Premium em casa e só as usam para viagens longas ou para eventos específicos e estão optando por motos de baixa ou média cilindrada para o dia/a/dia. Mas pô, moto parada dá problema também! Aí chegamos num paradoxo. Rodar ou não rodar. Eis a questão. Gostaria muito de ter essa fórmula pronta mas não tenho. Só digo que eu rodo com a minha e rodo quase todos os dias. É pesada, manutenção cara, mas é ela que põe o sorriso no meu rosto e me deixa feliz. E você, o que pensa disso? Vai encostar a sua grandona e pegar uma menor para rolês alternativos ou vai dar um fod...se o mundo, eu vou curtir a minha moto?


Fala aí! Abração e Siga Los Condes Flavio Terra



263 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 commentaires


Artur Loureiro
Artur Loureiro
04 août 2023

Eu não tenho moto pequena para o dia-a-dia, nem nunca tive.

Mas estou ciente do preço de manutenção das motos grandes antes de eu comprar.


PS: Costumo rodar mais de 50.000 km por ano. 🏍

J'aime

Ronaldinho Hawk SP
Ronaldinho Hawk SP
01 août 2023

Eu faço isso a anos... Tenho minha queridona HD para as viagens, estradas e as vezes algumas festas mais temáticas.. Masssss sempre tive uma pequena cilindrada ou scooteres para o dia a dia.. Sai mais barato, andar no transito, louco da cidade, é mais prazeroso, e muito ágil. Faça isso sim... deixe sua Deusa RK descansando do transito e use-a somente nos momentos de raro prazer.... kkkkkk Super moto Abraço Ronaldinho Hawk

J'aime

Paulo Ramiro
01 août 2023

Eu tenho uma Road King e optei em comprar uma Xmax pro dia a dia devido ao trânsito que pego todos os dias , de Osasco até a ponte João dias não é Facil no retorno no final do dia , marginal apenas via local e muitas motos rodando como delivery ! Já bateram na traseira da minha moto , o prazer em pilotar a RK não compensa o desgate. Físico no meu caso , mas ainda estou analisando ! Deixar a RK a semana toda parada e rodar só aos finais de semana , ainda não sei se compensa !

J'aime
bottom of page