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Mais potência ou mais desempenho?

O que realmente significa os estágios de 1 a 4 na sua moto?



Quando compramos uma moto "stock" ou seja, original, com o motor regulado da maneira que vem de fábrica, certamente não teremos o melhor aproveitamento do mesmo. Devido às rigorosas leis de emissão de poluentes e ruídos que as montadoras tem que obedecer e seguir a risca, as motos de hoje acabam saindo "enforcadas" de fábrica. Principalmente quando falamos dos brutos e com concepção antiga, motores da Harley-Davidson. Apesar de serem motores robustos e confiáveis, os motores que equipam as motos HD tem uma base antiga onde a lei de emissão de poluentes não era tão rigorosa assim. Todos veículos automotores movidos a motor a combustão são obrigados a ter catalisadores no escape.


PARA QUE SERVE O CATALISADOR? A função principal de um catalisador é transformar os gases poluentes liberados pelo motor em compostos seguros (como CO2, H20 e N2). Há muitas controvérsias a respeito da retirada do catalisador (não vamos esquecer que a retirada do mesmo é considerada infração de trânsito e passível de multa) alguns técnicos dizem que a retirada do mesmo aumenta o consumo de combustível e não aumenta a potência, outros já afirmam o contrário. Eu vou falar sobre a minha experiência mais adiante.




Voltando ao assunto das motos. O que seria o estágio 1? Atenção, tudo que vai ser explicado aqui é baseado em experiência real. O que realmente senti de diferença na moto após a mudança.

motocicleta estacionada breakout
Para o estágio 1 é necessário a troca do escapamento e também do filtro de ar

O QUE É ESTÁGIO 1 O estágio 1 é o processo de troca do filtro de ar por um com maior fluxo de entrada, a troca das ponteiras do escapamento por um esportivo e a consequente "recalibração do motor" mais comumente conhecida como Remap ou remapeamento do motor. O processo de remap consiste em colocar a moto no dinamômetro e através dele fazer a leitura do motor e fazer os ajustes. Dinamômetro é um equipamento utilizado para se medir o resultado de uma força. Nos motores ele mede o torque e a potência do motor. No caso das motos, a medição é feita através de sondas instaladas na saída de gases do motor e também com o compartilhamento e ajustes de informações através do módulo de injeção eletrônica ou ECU.


Através de ajustes da relação mistura ar/combustível e também o tempo de ignição se obtém o melhor aproveitamento do motor e também uma melhor resposta do acelerador. É um processo bem delicado e que é feito por mecânicos experientes.


motocicleta no dinamometro
Motocicleta no dinamometro

O que senti após o processo do Estágio 1 A moto respondia imediatamente ao comando do acelerador oferecendo mais torque. O motor trabalha mais solto e não esquenta tanto como antes. Em relação ao consumo, melhorou cerca de 10% mas não posso falar com precisão pois não abasteço em um único posto mas a melhora do consumo é notável.


ESTÁGIO 2 - O Estágio 2 consiste na troca do comando de válvulas e a consequente recalibração do motor.


foto de um comando de válvulas harley-davidson
Foto de um comando de válvulas para Harley-Davidson

O comando de válvulas é o responsável pelo tempo e a abertura das válvulas de admissão e escape. Através da rotação deles, os tuchos são acionados empurrando a vareta do comando e consequentemente abrindo e fechando as válvulas de admissão e escape. Existem vários fabricantes de comando de válvulas e vários tipos de comando, cada um com uma proposta. Mais torque em baixas rotações, mais torque em alta, O quanto a válvula abre (levante), o período que ela fica aberta (duração) e o intervalo entre o levante máximo da admissão e do escape (lobe center) são os grandes responsáveis pelo comportamento do motor. E eles são definidos pelos formatos dos cames.


resultado de um dinamometro no gráfico
Resultado de um dinamometro no gráfico

Cames maiores permitem que as válvulas de admissão fiquem mais tempo abertas, aumentando a quantidade de mistura ar/combustível admitida pelo motor e, consequentemente, o desempenho do carro. Antigamente eram conhecidos como “comandos bravos”. Já os cames menores privilegiam a economia de combustível. Aí vai de cada um a escolha do melhor comando para a sua moto mas aconselho uma conversa com seu mecânico antes de escolher o seu comando. Falando com ele e explicando como quer que sua moto se comporte ele vai te indicar o melhor comando. Sabe como é o processo de troca do comando de válvulas? Neste vídeo abaixo eu apresento todo o processo. Assista e curta.


Pensa em dar um Upgrade na sua moto?

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Valeu seus Lo.Co.! #sigaloscondes



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