O que realmente significa os estágios de 1 a 4 na sua moto?

Quando compramos uma moto "stock" ou seja, original, com o motor regulado da maneira que vem de fábrica, certamente não teremos o melhor aproveitamento do mesmo. Devido às rigorosas leis de emissão de poluentes e ruídos que as montadoras tem que obedecer e seguir a risca, as motos de hoje acabam saindo "enforcadas" de fábrica. Principalmente quando falamos dos brutos e com concepção antiga, motores da Harley-Davidson. Apesar de serem motores robustos e confiáveis, os motores que equipam as motos HD tem uma base antiga onde a lei de emissão de poluentes não era tão rigorosa assim. Todos veículos automotores movidos a motor a combustão são obrigados a ter catalisadores no escape.
PARA QUE SERVE O CATALISADOR? A função principal de um catalisador é transformar os gases poluentes liberados pelo motor em compostos seguros (como CO2, H20 e N2). Há muitas controvérsias a respeito da retirada do catalisador (não vamos esquecer que a retirada do mesmo é considerada infração de trânsito e passível de multa) alguns técnicos dizem que a retirada do mesmo aumenta o consumo de combustível e não aumenta a potência, outros já afirmam o contrário. Eu vou falar sobre a minha experiência mais adiante.
Voltando ao assunto das motos. O que seria o estágio 1? Atenção, tudo que vai ser explicado aqui é baseado em experiência real. O que realmente senti de diferença na moto após a mudança.

O QUE É ESTÁGIO 1 O estágio 1 é o processo de troca do filtro de ar por um com maior fluxo de entrada, a troca das ponteiras do escapamento por um esportivo e a consequente "recalibração do motor" mais comumente conhecida como Remap ou remapeamento do motor. O processo de remap consiste em colocar a moto no dinamômetro e através dele fazer a leitura do motor e fazer os ajustes. Dinamômetro é um equipamento utilizado para se medir o resultado de uma força. Nos motores ele mede o torque e a potência do motor. No caso das motos, a medição é feita através de sondas instaladas na saída de gases do motor e também com o compartilhamento e ajustes de informações através do módulo de injeção eletrônica ou ECU.
Através de ajustes da relação mistura ar/combustível e também o tempo de ignição se obtém o melhor aproveitamento do motor e também uma melhor resposta do acelerador. É um processo bem delicado e que é feito por mecânicos experientes.

O que senti após o processo do Estágio 1 A moto respondia imediatamente ao comando do acelerador oferecendo mais torque. O motor trabalha mais solto e não esquenta tanto como antes. Em relação ao consumo, melhorou cerca de 10% mas não posso falar com precisão pois não abasteço em um único posto mas a melhora do consumo é notável.
ESTÁGIO 2 - O Estágio 2 consiste na troca do comando de válvulas e a consequente recalibração do motor.

O comando de válvulas é o responsável pelo tempo e a abertura das válvulas de admissão e escape. Através da rotação deles, os tuchos são acionados empurrando a vareta do comando e consequentemente abrindo e fechando as válvulas de admissão e escape. Existem vários fabricantes de comando de válvulas e vários tipos de comando, cada um com uma proposta. Mais torque em baixas rotações, mais torque em alta, O quanto a válvula abre (levante), o período que ela fica aberta (duração) e o intervalo entre o levante máximo da admissão e do escape (lobe center) são os grandes responsáveis pelo comportamento do motor. E eles são definidos pelos formatos dos cames.

Cames maiores permitem que as válvulas de admissão fiquem mais tempo abertas, aumentando a quantidade de mistura ar/combustível admitida pelo motor e, consequentemente, o desempenho do carro. Antigamente eram conhecidos como “comandos bravos”. Já os cames menores privilegiam a economia de combustível.
Aí vai de cada um a escolha do melhor comando para a sua moto mas aconselho uma conversa com seu mecânico antes de escolher o seu comando. Falando com ele e explicando como quer que sua moto se comporte ele vai te indicar o melhor comando.
Sabe como é o processo de troca do comando de válvulas?
Neste vídeo abaixo eu apresento todo o processo.
Assista e curta.
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Valeu seus Lo.Co.! #sigaloscondes
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