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KnuckleHeads - Por André Sinhorini


A partir de 1931 a Hd começou a realizar testes em busca de seu primeiro motor OHV, como era a tendencia tecnológica da época. Existia a constante necessidade de mais potência e mais velocidade, e o desenho dos motores FlatHead já estava no seu limite, apresentando um sistema ineficiente de refrigeração, já que a válvula de escape era fundida junto com o cilindro que aquecia demais, deformava, gerando problemas posteriores com perda de potência (circulação do óleo deficiente e perda de compressão no cilindro).

Além disso não existia um sistema de recirculação do óleo do motor, o sistema utilizado era do tipo "perda total", onde o óleo passava pelo motor através da força da gravidade sendo jogado fora após cumprir sua função de lubrificação.


Harley davidson EL 1936 61 Overhead.


Em 1936 a Harley Davidson introduziu na sua linha de produção o primeiro motor Big Twin do tipo OHV (Over Head Valves). Foi então denominado pela MoCo como "61 Overhead", ganhando mais tarde o apelido de "KnuckleHead" pois o topo dos cilindros se assemelhavam a um punho fechado.


O KnuckleHead é até os dias de hoje considerado como o Santo Graal dos aficcionados pelas Harleys mais antigas. Alguns dizem que é por ser o motor mais raro de ser encontrado em boas condições, o que foi fabricado em menor número pela MoCo, ou até pelo fato de ter o desenho mais masculino e bonito dentre todos os motores já fabricados.

O estilo Art Deco dominante na época é facilmente identificado nessas motocicletas, com muitas linhas arredondadas e cores vívidas.


Harley davidson EL 1939 61 Overhead.



Os primeiros motores 61 OHV (61 pois tinham 61 pol. cúbicas) equiparam em 1936 os modelos E e EL, e apresentaram uma série de problemas, como o vazamento de óleo, dificuldade em dar a partida, fraqueza no sistema de controle das válvulas e sofreram muitas modificações até 1939.

O sistema de recirculação de óleo introduzido em 1936 era uma novidade na época, e também foi adicionado aos motores FlatHead um ano após.

O velocímetro passou a ser equipamento básico e não mais um acessório, e vinha intalado no painel sobre o tanque, mesmo local até os dias atuais. O tanque ganhou o seu clássico formato e desenho, repetido também até hoje em dia.



Todas as Knucks tinham o câmbio na mão esquerda e a embreagem no pé esquerdo, inicilamente apresentavam o ponto morto entre a segunda e a terceira marchas, mas mudaram de configuração ao longo dos anos.

Em 1941 foi lançado o motor com 74 pol. cúbicas para equipar os modelos FL. Ambos motores continuaram na linha de produção até 1947, quando foram substituidos pelos "PanHead"


Harley davidson FL 1942


Apesar de todos os problemas, esses modelos foram sucesso entre o público, e podemos responabiliza-los pela manutenção da marca Harley Davidson como umas das mais importantes no mercado durante o período pós grande depressão e durante a Primeira Grande Guerra (nesse período a HD fabricou pouquíssimas unidades dos modelos não militares, daí o fato das Knuckle serem tão raras).

Até os dias de hoje ainda existem algumas marcas que reproduzem os motores KnuckleHead como a SS Cycles, e estes são extremamente buscados e cultuados em países como o Japão para a contrução de choppers e bobbers.


Réplica do Knuclehead fabricado pela S&S


Knucle equipando uma moto japonesa


Curiosidade: Em janeiro de 2020, uma Knuckle totalmente original de 1940 foi vendida pelo mísero valor de 220 mil dólares em um leilão em Las Vegas.


 

Harley davidson EL 1940 61 Overhead, vendida em 01/2020 por U$ 220.000!!


O desenho dessa motocicleta foi tão marcante que em 1997 a MoCo decidiu reintroduzir em sua linha de produção as Ol'Boys, que tinham inspiração nítida nas últimas Knuckle que saíram da linha de produção de Milwalkee.


É isso aí Lo.Co.s. Mais um texto do André Sinhorini pra contar um pouco da história dessa marca que já é lenda no mundo do motociclismo. Não só pelas máquinas mas também pela revolução que faz na vida da gente. Agora é aguardar o próximo capítulo. Valeu e Siga Los Condes! Sobre o Autor: André Sinhorini é cirurgião ortopedista e um apaixonado pela marca. Dizem que seu coração bate em uníssono com os V2 da Harley Davidson

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