top of page

IronHead o motor campeão da Harley-Davidson

Foto do escritor: Lo.Co.Lo.Co.

harley-davidson sportster ironhead
Na foto uma Sportster equipada com o motor Ironhead e cambio do lado direito

A História do Motor Ironhead da Harley-Davidson

Los Condes Kustom sempre tem o objetivo de além de apresentar o lifestye que envolve o motociclismo, especialmente de motos custom, trazer um pouco da história.

Hoje o assunto é motor. E não é qualquer motor não, é o lendário Ironhead. Quando falamos em motocicletas clássicas, é impossível não mencionar a Harley-Davidson e seus motores lendários. Entre eles, o motor Ironhead ocupa um lugar especial no coração dos entusiastas e customizadores de motos. Vamos dar uma volta no tempo e conhecer a história desse motor icônico.


O Nascimento de uma Lenda

O motor Ironhead foi introduzido pela Harley-Davidson em 1957, substituindo o motor K-Model. Recebeu esse nome devido às suas cabeças de cilindro de ferro fundido, que conferiam durabilidade e um desempenho robusto. Esse motor foi um marco importante na evolução das motocicletas Harley-Davidson, especialmente nos modelos Sportster.


motor harley-davidson ironhead
O IronHead ganhou este nome devido as cabeças de cilindro serem de ferro ao invés de alumínio

Características Técnicas

O Ironhead foi fabricado em versões de 883 cc (55 polegadas cúbicas) e 1000 cc (61 polegadas cúbicas). Seu design inovador para a época incluía válvulas no cabeçote, substituindo o antigo design de válvulas laterais. Isso permitiu uma melhor eficiência na combustão e um desempenho superior.

Com o tempo, a Harley-Davidson fez várias melhorias no motor, ajustando a taxa de compressão e o sistema de ignição, o que resultou em um motor mais potente e confiável.


motor k model harley-davidson
Motor K Model Harley-Davidson que equipava as Sportster anteriormente

A Era de Ouro

Durante as décadas de 1960 e 1970, o motor Ironhead ganhou popularidade não apenas entre os motociclistas, mas também nas corridas. Modelos equipados com o Ironhead dominaram as pistas de flat track e drag racing, consolidando a reputação da Harley-Davidson no mundo das competições.


corrida de flat track
O motor IronHead dominou as corridas de Flat Track

O Legado Duradouro

A produção do motor Ironhead continuou até 1985, quando foi substituído pelo motor Evolution. No entanto, seu legado permanece vivo. Muitos customizadores e restauradores ainda preferem o Ironhead pela sua estética clássica e o som característico. Sua robustez e simplicidade mecânica fazem dele uma escolha popular para projetos de customização.





Ironhead na Cultura Custom

Na comunidade do motociclismo custom, o Ironhead é visto como uma tela em branco. Customizadores ao redor do mundo adoram trabalhar com esse motor, criando máquinas únicas que combinam estilo vintage com desempenho moderno. Seja em bobbers, choppers ou café racers, o Ironhead continua a inspirar criatividade e paixão.


cafe racer com motor ironhead
Uma Café Racer "loca" com motor IronHead

Uma chopper equipada com motor IronHead


Conclusão

O motor Ironhead da Harley-Davidson é mais do que apenas um componente mecânico; é uma peça de história que simboliza a inovação e a paixão pela motocicleta. Sua durabilidade, desempenho e estilo continuam a fascinar motociclistas e customizadores ao redor do mundo. Se você ainda não teve a oportunidade de ouvir o ronco de um Ironhead, faça esse favor a si mesmo. A experiência é inesquecível.

Fique ligado no Los Condes Kustom para mais histórias fascinantes sobre o mundo das motos e continue acompanhando nossas aventuras sobre duas rodas!



Valeu seus Lo.Co.!



 
 
 
logowhite menor
Lo.Co. é abreviação de Los Condes
Los Condes Kustom - Motos Custom, Roupas e acessórios para motociclistas.
Lifestyle & Custom Wear
Desde 2018

Flavio G. Terra  - CPF: 064.872.218-05
R. do Retiro, 2251 Jundiaí - SP  CEP: 13.209.355

  • facebook
  • twitter
  • youtube
LOS CONDES KUSTOM - Rua São Lázaro, 536, Casa 1-CEP 13209-220- CNPJ. 49.276.236/0001-44 JUNDIAÍ - SP
Los Condes Kustom Logo FTR

©2019 by Los Condes Kustom - Fuck the Rules

bottom of page