Desenho clássico, atraente e que remete às antigas "rabo duro" as primeiras Harley-Davidson que não possuiam suspensão traseira. Essas são as Softail.
Meados dos anos 70. O engenheiro Bil Davis iniciou um projeto utilizando uma Harley-Davidson Super Glide 1972. A idéia era criar uma suspensão traseira onde os amortecedores ficariam "escondidos" em baixo do banco traseiro. Importante dizer que Bill Davis era um aficcionado pela marca adorava pilotar sua HD. Também importante ressaltar que nos anos 70 muitas "hard tail" eram customizadas com suspensões tipo plunger ou "desentupidor", sim, suspensões batizadas com este nome em referência aos desentupidores de pia devido à semelhança.
Davis patenteou seu projeto e arrumou um jeito de apresenta-lo a Willie G. Davidson em Agosto de 1976. Davidson ficou impressionado mas não se comprometeu com o projeto.
Em 1982, a Motor Co. comprou a patente deste projeto mas sem nenhuma pretensão (pelo menos aparente) de continuar desenvolvendo o projeto mas pouco tempo depois acabou contratando Bill Davis para continuar o aperfeiçoamento e sob a supervisão de Jeffrey Bleustein o executivo que conseguiu salvar a Harley Davidson de uma forte crise nos anos 80.
Em 1984 finalmente é lançada a primeira Softail. A FXST. O modelo se destacou diante das outras motos da marca graças ao seu design (relembrando as clássicas) além do conforto da nova suspensão traseira e também a facilidade na condução.
O motor Evolution® 1340cc V2 foi lançado junto com a FXST e apresentou melhor desempenho, menos vazamentos, trabalhava mais "frio" além de ter melhor desempenho.
A linha Softail® foi um sucesso de vendas e praticamente tirou a Harley-Davidson de um período quase obscuro.
CURIOSIDADE: Para quem não sabe, o modelo FXST é conhecido aqui no Brasil como FX. Por políticas do representante da marca no Brasil foi desconsiderado o Standard (ST nas siglas) para não "denegrir" o modelo.
1986. A Harley-Davidson lança a iconica Heritage ( a Softail mais antiga ainda em produção). Inspirada nas clássicas motos dos anos 50 com estilo retrô. Seu estilo ousado fez com que se tornasse a favorita entre os fãs e os não fãs da marca.
A Heritage se destaca até hoje por ser uma moto com ótima ciclistica, conforto e estilo.
1990. Mais um ano que marcou história. Neste ano a Harley-Davidson lança a Fat Boy, uma moto que atraiu fãs do mundo todo graças ao seu estilo ousado, rodas fechadas e design minimalista. Só em 1990 foram vendidas 4.440 FatBoy. Em 1991 a moto ganha mais fãs graças ao filme Exterminador do Futuro onde Arnold Schwarzenegger pilota uma FatBoy para salvar o mundo.
Diz a lenda que o nome FatBoy faz referencia às bombas que foram lançadas em Iroshima e Nagasaki "Fat Man" e "Little Boy" o que a marca nega convictamente.
A linha Softail já produziu mais de 20 modelos diferentes em toda a sua história e hoje "abraçou" alguns modelos da extinta linha Dyna para o seu line up. Antigas Dyna que hoje são Softail: Low Rider S, Fat Bob, Street Bob. Diria até que a Sport Glide seria uma releitura da Dyna Switchback. Curiosidade: Apesar de ser uma Softail, hoje a Heritage é apresentada como Touring junto da Road King Special, Road Glide e Ultra Limited.
Hoje a linha Softail tem a suspensão composta por apenas um amortecedor situado embaixo do banco e com opção de ajuste de tensão da pré carga - antes eram dois amortecedores praticamente colocados abaixo do reservatório de óleo. O chassis das novas Milwaukee Eight, lançadas em 2018 é bem mais leve e o motor 114 tem uma aceleração forte mas o espírito e o estilo continuam os mesmos.
A Softail é a família de modelos Harley-Davidson mais popular para personalização e é frequentemente usada para show bikes. Muitos fabricantes de reposição em todo o mundo se especializaram em peças e acessórios Softail como rodas, pára-lamas ou tanques para mudar a aparência de motocicletas personalizadas. A Harley-Davidson também iniciou uma Galeria de inspiração para mostrar suas últimas peças personalizadas de fábrica em todos os novos modelos. (fonte Wikipedia)
Abaixo segue vídeo da história das Softail. Curte aí!
PGostou! Curte e compartilhe com quem gosta também! Valeu seus Lo.CoP.!
Flavio Terra Los Condes Kustom