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Harley-Davidson Killer? BMW R18


linha de motos BMW R18
Na foto acima a linha completa da BMW R18. Aqui no Brasil ainda só a versão básica

Uma Cruiser alemã com todo o tempero que a gente gosta (alguns vão negar até a morte) a BMW R18 é uma moto que a primeira vista pode não agradar alguns fãs convictos da americana Harley-Davidson. Eu fui convidado pela EuroMotors Jundiaí a fazer um test ride nessa máquina e confesso que a minha curiosidade em pilotar essa moto era grande. Primeiro porque é uma releitura da R32, o primeiro veiculo totalmente montado pela BMW. Para quem não sabe, a BMW fabricava apenas motores (inclusive para a aviação) e em 1923 lançou a R32. Apenas em 1928 a marca alemã iniciou a produção de carros.


linha de produção da R32
Linha de produção da R32

As linhas clássicas de uma moto me atraem, por isso ainda considero as Softail Heritage (até 2017) as motos mais bonitas da Harley-Davidson, assim como as Triumph Boneville. Voltando a falar da BMW, um detalhe que me chamou a atenção foi que desde seu primeiro modelo em 1923, a marca já produzia motores boxer (com cilindros contrapostos horizontalmente) assim como a Harley-Davidson com seu V2 desde 1903. Cada marca com sua cultura e sua característica.


Diagrama de um motor boxer produzido pela BMW

Enfim, despido de qualquer preconceito saí para andar com a moto. Só para reiterar, não sou piloto profissional, não sou especialista. Sou um motociclista que anda muito de moto e gosto de dar uma opinião de motociclista para motociclista. Felizmente tive oportunidade e tempo suficiente para andar em muitas motos, afinal são muitos anos de motociclismo e muitos amigos generosos que me emprestaram moto também. Lógico que tenho meu gosto pessoal mas por ter tido motos de quase todos os estilos acredito ter uma base boa para poder opinar mas sempre do ponto de vista de quem anda na moto e não testa todos os limites possíveis.


Os grandes cilindros contrapostos me davam a impressão que iam incomodar, assim como a posição das pernas (mais encolhidas no comando central) poderiam deixar a pilotagem menos confortável. Logo de cara já ví que esse não era o caso. O que me incomodou no início foi não achar facilmente os pedais do freio traseiro e da alavanca de cambio. Mas rapidinho me encontrei na moto e comecei a acelerar.

Os 345kg da moto não incomodam em nada, nem parece que a moto tem esse peso graças ao centro de gravidade baixo. A moto manobra na cidade com facilidade e você mesmo achando que o tamanho dos cilindros pode impedir, vai encarar um corredor de boa. A moto tem uma ótima ciclística e freia muito bem, tem 3 modos de pilotagem (Roll para cidade, Rain para chuva e Rock pra testar o seu limite) além de controle de rampa que impede que a moto vá para trás numa parada em ladeira.


Na estrada ela vai muito bem, faz curvas com facilidade e mesmo acelerando um pouco mais se mantem firme no chão. Aliás firme demais pois a suspensão é firme e os bancos originais não são os mais confortáveis. O amortecedor de direção deixa a moto "na mão" sem shimmy. Pilotagem tranquila e segura. Se for comparar a R18 com a Harley-Davidson Fatboy sinto dizer que a americana fica pra trás (e não é de velocidade que estou falando) mas isso é minha opinião pessoal. Curti muito a tocada e recomendo a todos que se dispam do preconceito e pelo menos façam um test ride na R18. Só Quer saber mais? Assista o vídeo do test ride com a R18 Bora quebrar paradigmas Siga Los Condes





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1 Comment


asouza01
May 23, 2023

Boa tarde. Comprei a workshirt EG mas ficou pequena. Preciso trocar pela EGG como faço? Pedido #11014

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