
Os Lançamentos e a Realidade do Mercado Brasileiro
Na última semana, tive a oportunidade de participar do Festival Interlagos, um evento que sempre traz muitas expectativas para os entusiastas do motociclismo. Mas, como sabemos, o Brasil, sendo um país de terceiro mundo (doa a quem doer), nem sempre recebe os lançamentos mundiais em sincronia com o resto do mundo. Apesar disso, nosso mercado motociclistico está em alta, e é sempre interessante ver o que as marcas estão trazendo para cá. Aqui vão minhas impressões sobre os novos lançamentos que vi por lá.

Honda: Muito Barulho, Pouca Inovação
A Honda fez um grande alarde com os lançamentos da Pop100 e da Tornado. Sinceramente, foi muito barulho para pouca inovação. Esses modelos já são bem conhecidos no mercado brasileiro e não trouxeram nada de realmente novo para os motociclistas.

Kawasaki: Uma Promessa Chamado Eliminator 500
A Kawasaki prometeu muito com a Eliminator 500 na linha Cruiser/Custom. Apesar de eu não ter pilotado, ouvi muitos elogios sobre o desempenho dessa máquina, especialmente da turma das custom. No entanto, pessoalmente, não gostei do estilo da moto. Parece que falta algo para realmente se destacar.
Royal Enfield: Super Meteor 650 e Shotgun 650
A Royal Enfield apresentou a Super Meteor 650 e a Shotgun 650, ambas utilizando os velhos motores das Interceptor e Continental 650. A Super Meteor, em particular, se destacou como uma alternativa de bom custo-benefício para quem quer uma moto custom sem gastar uma fortuna. É uma opção interessante para aqueles que sonham com uma Harley-Davidson, mas não querem casar com o mecânico.

Yamaha: Teneré 700 Chega com Preço Salgado
A Yamaha trouxe a Teneree 700, agora que ninguém mais quer, e com um preço de 82 mil reais. Quase um roubo! Essa moto já não está agradando a turma da Europa, e agora entendemos o porquê de estar sendo lançada aqui. Uma estratégia de mercado que deixa a desejar.

Triumph 400x e BMW: Destaques do Festival
Agora, vamos falar das motos que realmente chamaram a minha atenção. A Triumph 400x é uma Scrambler de baixa cilindrada, mas com porte e tecnologia de moto grande. Simplesmente fantástica! E a BMW? Ah, a BMW! As novas GS 900 e a R12 são de tirar o fôlego. Especialmente a R12, uma custom/cruiser que pode dar um golpe significativo na Harley-Davidson.
Imagina só: uma Custom com motor boxer de 109hp, acabamento primoroso, transmissão por eixo cardã e aquele toque especial alemão no tanque. E tudo isso por um valor entre 80 e 90 mil reais. Não se compra nenhuma Harley-Davidson zero km por esse valor. Parece que a BMW está querendo abocanhar uma boa parte do mercado custom/cruiser, e pelo jeito, vai incomodar bastante a Motor Co.

Conclusão: As Marcas Estão se Movimentando
No geral, o Festival Interlagos deste ano mostrou uma movimentação interessante das marcas. Enquanto algumas ainda parecem estar se apoiando em velhos sucessos, outras estão inovando e tentando conquistar novos mercados. A BMW, em especial, parece estar com uma estratégia bem agressiva para ganhar espaço entre as motos custom e cruiser, oferecendo qualidade e performance a preços competitivos.
E você, o que acha dessa movimentação? Deixe sua opinião nos comentários e vamos continuar essa conversa sobre o futuro do motociclismo no Brasil!
Valeu LoCo. Até a próxima. Siga Los Condes Kustom
Comments