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Downgrade ou Upgrade?

Foto do escritor: Lo.Co.Lo.Co.

A troca de uma Street Glide CVO 2015 por uma Heritage Custom 2008


E aí, Lo.Co.!

Já sei o que muita gente deve estar pensando só pelo título: “Por que ele fez isso?!”Pois é, cada decisão tem seus motivos – até aquelas que parecem maluquice (rs). Então, deixa eu contar minha história.

Passei os últimos três anos rodando mais de 80 mil km na minha Harley-Davidson Street Glide CVO 2015. Uma Touring robusta, cheia de estilo “malvadona” e equipada até os dentes. Foi uma experiência incrível, mas... nem tudo foi só alegria. Algumas coisas na moto me deixavam extremamente satisfeito, enquanto outras começaram a me incomodar com o tempo.




Por que a Street Glide é incrível?

A Street Glide CVO é o supra-sumo do Touring. O visual imponente com o morcegão (batwing) na frente é um dos detalhes que provavelmente vou sentir falta. Ela oferece:

  • Ciclística excepcional para estrada – parece pesada no começo, mas é uma delícia em movimento.

  • Central multimídia completa, com GPS, rádio e Bluetooth.

  • Um painel com todas as informações que você precisa.

Sem falar no conforto proporcionado pelo motor e câmbio potentes e na sensação única de rodar em algo tão exclusivo. A minha, com rodas aro 19” na frente e 18” atrás, tinha uma pegada única para curvas.



Mas aí entram os pontos que começaram a pesar para mim:

  1. Suspensão dura demais – pensada para estradas de primeiro mundo, não para o nosso asfalto cheio de surpresas.

  2. Manutenção mais cara – principalmente porque as Touring carregam cerca de 100kg a mais que as Softail.





Esse peso extra faz diferença. Freios e embreagem trabalham mais, desgastam mais rápido e, no longo prazo, o custo aparece.

Além disso, as Touring têm motores montados em coxins, o que reduz vibrações em rotações médias e altas. Apesar disso, o que realmente limita as opções de customização não é o motor ou o design técnico, mas sim o estilo da moto e a oferta de acessórios compatíveis.

Nos Estados Unidos, as opções de customização para Touring são, muitas vezes, exageradas e pouco práticas para nossa realidade no Brasil. Rodas de 30 polegadas, para-lamas alongados e combinações de cores extravagantes podem até ser populares lá fora, mas aqui são pouco acessíveis – tanto pelo preço quanto pela aplicabilidade no dia a dia.



A decisão de voltar para uma Softail

Sempre gostei de motos com a minha cara, que fossem um reflexo da minha personalidade. Minha Street Glide, por ser CVO, já vinha praticamente perfeita – e isso a tornava intocável. Para mim, faltava liberdade para customizar.








Aí veio a vontade de voltar para a Heritage Custom 2008. Por quê?

  1. Maior possibilidade de customização – as Softail são muito mais versáteis.

  2. Menos eletrônica, mais simplicidade – menos risco de falhas em viagens longas.

  3. Motor pintável – o cinza original do motor facilita o projeto que eu queria: transformar tudo para preto.

Além disso, a Heritage 2008 vem equipada com o motor 96b, câmbio de 6 marchas e injeção eletrônica. Mesmo sendo um pouco purista, não quero mais depender de carburador.





Meu projeto com a Heritage 2008

Agora, com a moto na garagem, já comecei a transformar a Heritage no que eu sempre sonhei. Aqui vai um spoiler do que vem por aí:

  • Guidão 16 pol. Curve Brutale da Wings Custom.

  • Sissy Bar personalizado (vai ficar incrível, mas vou deixar a surpresa).

  • Rodas, escapamento e outros detalhes que ainda vou mostrar só quando tudo estiver pronto.




E você? Touring ou Softail?

Agora quero saber: você prefere uma moto moderna, cheia de tecnologia, mas originalzinha, ou uma clássica que pode ganhar sua cara? Touring ou Softail?

Comenta aí, Lo.Co.! Vamos trocar ideia!




 
 
 

2 Comments


Fernando Vieira
Fernando Vieira
Dec 13, 2024

Fala Flavio, beleza? Depois de tanto tempo com a Street vc vai sentir falta do freio duplo na frente........Meu gosto......softail......sai de FX Standard, XL 1200 CB, Iron 882 e Fat Bob (modelo novo)......mudei e entrei na Heritage 114.....2020......creio que Custom, não classic.......veio quase toda preta e com faixa preta no para-brisa......a customização vai de cada um.......creio que aqui no BR as softail são mais fáceis......gosto de tecnologia e segurança.....então, sinto falta de freio duplo na frente da moto.....mas nas Harley, isso come o oneu dianteiro (minha fat bob moeu o pneu com 10mil km)......a Heritage me surpreendeu.....ciclistica incrível, na estrada vai bem com o para brisa......as malas laterais facilitam.......minha próxima, provavelmente Heritage......mas quero que venham de novo as "pretas", quase…

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squeluci
Dec 13, 2024

Boa tarde Flávio, eu tenho uma fat bob 114, já fiz algumas mudanças nela, estou deixando toda preta.

Então, para opinar, vá de softail, como vc mesmo disse é mais próximo da nossa realidade aqui no Brasil, mais “fácil” de customizar e deixar a sua cara.

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