Como escolher a sua primeira Harley-Davidson.
- Lo.Co.
- 8 de jul. de 2024
- 6 min de leitura

A Jornada Começa Aqui!
E aí Lo.Co.! Se você está lendo isso, provavelmente está no ponto decisivo de escolher sua primeira Harley-Davidson.
Para quem curte o estilo custom/cruiser, a Harley-Davidson é a marca que mais se destaca.
A escolha da sua primeira Harley é como um rito de passagem no mundo dos motociclistas.
Se tornar o "desbravador de estradas asfaltadas e caminhos novos" (digo asfaltadas porque, com exceção da Panamerica, elas não são boas para uma estrada de chão. Elas vão, mas não é bom não).
Tive Sportster, Softail e Touring - Dyna andei bastante com a do Junão além de ter testado e rodado em quase todos os modelos da Harley-Davidson - até as mais velhinhas como Shovelhead e Panhead passando por Rocker, Blackline, Night Train, FX e mais outras tbm.

Pra você que já é motociclista e está pensando em ir para a HD, vale também a dica. Talvez a adaptação seja mais tranquila mas sempre é bom ouvir as opiniões. Vou te ajudar a entender tudo sobre as diferentes categorias de Harleys e qual é a melhor para você, de acordo com sua experiência e o uso que pretende dar à moto. Ao contrário do que muita gente imagina, não é toda Harley que é feita para longas viagens - lógico que você pode viajar com qualquer uma mas isso não quer dizer que ela foi projetada com essa proposta.

A História de um Legado
A Harley-Davidson, fundada em 1903 em Milwaukee, Wisconsin, é mais do que apenas uma marca de motocicletas; é um símbolo de liberdade e rebeldia. Suas motos são conhecidas pelo design robusto, motores potentes e aquele som inconfundível que é música para os ouvidos dos motociclistas.

O Estilo e a Cultura
Harley-Davidson não é apenas uma moto, é um estilo de vida. Com uma comunidade global de entusiastas, a marca tem uma influência significativa na cultura dos motociclistas. Os eventos, encontros e o espírito de camaradagem entre os harleyros (como são conhecidos os fãs da Harley) fazem parte desse universo fascinante.
Como diz o ditado, vamos por partes Abaixo, vamos citar alguns ítens que vão te ajudar na escolha da sua Harley-Davidson.
1. Qual é a sua experiência?
Antes de mais nada, é fundamental entender seu nível de experiência como motociclista. Se você está começando, talvez queira algo mais leve e fácil de manobrar. Se já tem alguma quilometragem no tanque, pode ousar um pouco mais. As motos da Harley-Davidson são conhecidas pelo seu peso e tamanho e, sinceramente, assustam um pouco os iniciantes da marca. Depois, com o tempo a gente se acostuma e vê que não é tão pesada assim (exceto as Touring que realmente são bem pesadas).

2. Qual é a sua proposta com a moto?
Vai viajar mais ou vai usar a moto mais na cidade com eventuais idas a estrada. Pretende fazer longas viagens ou só trechos mais curtos? Sua Harley será sua parceira de estrada, então é importante saber como pretende usá-la. Aqui estão algumas opções:
Viagens Solo: Se você gosta da liberdade de viajar sozinho, uma moto leve e ágil pode ser ideal.
Viagens Curtas: Para deslocamentos curtos, uma moto com bom torque e fácil de estacionar na cidade.
Viagens Longas: Conforto e capacidade de carga são essenciais para quem gosta de pegar a estrada por longos períodos.
Andar com Garupa: Se você pretende levar um(a) parceiro(a), uma moto com assento confortável e boa suspensão traseira.
Uso Urbano: Para o dia a dia na cidade, uma moto compacta e fácil de manobrar no trânsito.

3. Entendendo as Categorias de Harley-Davidson
Vamos mergulhar nas diferentes categorias de Harleys para ajudar na sua escolha.
Sportster
As Sportsters são um clássico e uma ótima escolha para iniciantes. Elas são leves, ágeis e têm um estilo icônico. Perfeitas para uso urbano e viagens curtas, essas motos são fáceis de manobrar e oferecem uma ótima introdução ao mundo Harley.
Modelos Populares:
Iron 883: Leve e fácil de manobrar, ideal para iniciantes e uso urbano.
Forty-Eight: Estilo robusto, tanque pequeno, ideal para curtas distâncias.
Iron 1200: Mais potência com o motor 1200cc, bom para viagens curtas e médias.
SuperLow: Assento mais baixo, fácil manuseio, bom para iniciantes.
Roadster: Estilo café racer, mais agressiva, ideal para quem gosta de um toque esportivo.
XL 1200 Pegada estradeira (modelo CB) A Custom e a CA já tem um estilo mais urbano mas ambas tem tanque de 17 litros.
Prós: Leveza, agilidade, estilo clássico.
Contras: Não são tão confortáveis para viagens longas ou com garupa além de não terem boa autonomia. Uma Forty-Eight tem que parar para abastecer a cada 100km e as outras a cada 170km (em média). Além disso, o cambio delas posssui 5 marchas o que deixa a moto "gritando" ou pedindo 6å marcha a partir dos 100km//h

Dyna
As Dynas são conhecidas pela sua versatilidade e performance. Elas oferecem um equilíbrio entre potência e conforto, sendo boas para viagens médias e longas, além de serem ótimas para customizações. Apesar de terem sido descontinuadas pela Harley-Davidson, as Dyna tem uma boa aceitação graças a sua pegada mais "jovem" e agilidade de uma Sportster com um motor mais potente.

Modelos Populares:
Street Bob: Estilo bobber, simples e personalizável.
Low Rider: Assento baixo, estilo retrô, bom para viagens médias.
Fat Bob: Design agressivo, boa estabilidade, ótimo para estradas sinuosas.
Switchback: Versatilidade de um modelo touring com facilidade de manuseio de um modelo urbano.
Wide Glide: Estilo chopper, visual marcante, bom para cruzeiros tranquilos.
Super Glide: Clássica Dyna, a mais vendida por aqui.
Prós: Boa performance, versatilidade, ótimo para customização.
Contras: Pode ser um pouco pesada para iniciantes. Também não é a moto mais confortável para quem vai viajar com garupa (a exceção da Switchback).


Softail
A linha Softail combina o visual clássico das Harleys com tecnologia moderna. Elas são ideais para quem busca conforto em viagens mais longas, com ou sem garupa. A suspensão traseira escondida proporciona uma pilotagem suave. Na minha opinião, a linha softail é a linha mais versátil da marca pois a maioria dos seus modelos tem uma ciclística e um conjunto, chassis/peso/motor que podem ser utilizados em uso urbano e também para longas viagens com todo o conforto.
Modelos Populares:
Heritage Classic: Estilo vintage, ótimo para longas distâncias, muito confortável.
Fat Boy: Design icônico, estabilidade, ideal para viagens longas.
Deluxe: Estilo retrô, cromo abundante, conforto para cruzeiros tranquilos.
Street Bob: Estilo minimalista, boa para personalização.
Breakout: Longa e baixa, motor potente, ideal para mostrar estilo na estrada.
Prós: Conforto, design clássico, boa para viagens longas.
Contras: Preço mais alto em comparação com Sportster e Dyna.

Touring
As Tourings são as rainhas das estradas. Feitas para viagens longas, essas motos são equipadas com todos os confortos possíveis: assentos amplos, sistema de som, espaço para bagagem e uma dirigibilidade super suave.
São motos grandes e mais pesadas que as suas outras irmãs e é necessário um pouco mais de experiência de pilotagem para ter mais segurança na tocada. A moto assusta inicialmente pelo tamanho e peso mas depois que se "decifra" a moto, dificilmente você irá querer outra.
Modelos Populares:
Road Glide: Carenagem fixa, estabilidade em alta velocidade, ideal para longas viagens.
Street Glide: Estilo bagger, carenagem montada no garfo, boa para longas distâncias.
Ultra Limited: Máximo conforto, ideal para longas distâncias, muitos recursos de tecnologia.
Electra Glide: Clássico touring, conforto e espaço para bagagem.
Road King: Estilo clássico, versátil para uso urbano e viagens longas.
Prós: Conforto extremo, grande capacidade de carga, ideal para longas distâncias.
Contras: Peso elevado, menos ágil no trânsito urbano, preço mais alto.

4. Pense Nisso.
Muito importante falar que, o que é melhor para mim não necessariamente vai ser o melhor para você, portanto pesquise, teste, não tenha pressa na escolha. Cada um tem uma maneira específica de escolher a moto, cada um tem uma prioridade.
Provavelmente com o tempo, você vai trocar de moto e vai vendo qual realmente se "encaixa" melhor com as suas necessidades.
Qualquer moto que você escolha se refere ao momento que está vivendo. O que é bom hoje talvez não seja mais amanhã.
Lógico que uma escolha inadequada principalmente com os altos valores de investimento numa HD podem doer um pouco mais no bolso portanto segue algumas dicas.
Teste a Moto: Nunca compre uma Harley sem antes fazer um test drive. Teste sem medo, veja qual modelo se "encaixa" melhor com você. A opinião sua é a mais importante. A experiência na estrada é insubstituível.
Considere o Futuro: Pense em como suas necessidades podem mudar e escolha uma moto que possa acompanhar seu crescimento como motociclista.
Peça Opiniões: Converse com outros motociclistas, participe de fóruns e grupos de Harley-Davidson para obter conselhos e dicas valiosas. Escute a opinião dos outros mas tome você a decisão. Lembre-se, quem vai pilotar a moto é você então a opinião de maior peso tem que ser a sua.
Escolher sua primeira Harley-Davidson é uma decisão emocionante e pessoal. Leve em conta suas necessidades, seu estilo de vida e aproveite cada momento dessa jornada. Lembre-se, o mais importante é a liberdade e a sensação única de estar em cima de uma Harley.
E aí, pronto para escolher a sua? Compartilhe nos comentários qual modelo você está pensando em pegar e vamos bater um papo sobre isso!
Valeu LoCo! Até a próxima! Siga Los Condes Kustom