top of page
  • Foto do escritorLo.Co.

5 Dicas para fazer uma viagem longa de moto.


los condes kustom em viagem pelo alto paraíso
Viajando pelo Alto Paraíso de Goiás

Você está pronto para virar a chave e sair pela estrada?


Do momento do planejamento, roteiro, checagem da moto, preparo das bagagens até partir para a estrada e deixar todas as preocupações para trás mirando em belas paisagens, experiências e toda a aventura que é estar em contato direto com o mundo através da sua motocicleta até o retorno para casa com a certeza de que viveu uma experiência única. Isso é viajar de moto.


Não é todo mundo que pode ou deseja ter essa experiência mas eu posso adiantar que vale cada km rodado. Enfrentar e superar seus limites físicos, psicológicos e testar a sua capacidade de resiliência.


Para isso vamos passar 5 dicas para fazer uma viagem longa de moto da maneira mais prazeirosa possível.


harley-davidson e los condes kustom
A companhia certa faz toda a diferença

1 - Escolha bem com quem vai viajar.

Pode parecer besteira mas é muito importante escolher bem com quem você quer dividir a estrada. Uma boa companhia, que tenha a mesma vibe que você e que também tenha uma tocada parecida é importante.




Imagine que você escolhe uma pessoa para viajar e a mesma não se sente bem pilotando na chuva (coisa que para você não tem problema) ou vice e versa. Ou então um companheiro que curte pilotar com o cabo enrolado (acelerando forte) a viagem toda sendo que você tá mais afim de curtir as paisagens e mesmo também aquele parceiro que gosta de parar pouco e quando para, corre para abastecer, ir no banheiro e sair para estrada. É muito importante que todos os participantes da viagem estejam de acordo e tenham comportamentos "motociclisticos" parecidos para ninguém voltar da viagem brigado. rs


viagem los condes kustom
Viagens longas com muita gente nem sempre é indicado.

2- Faça a sua pesquisa (e não estou falando só de roteiro de viagem)

Você conhece bem a sua moto? Sabe os pontos fortes e fracos dela? Se conhece bem, pule para a próxima casa mas, se ainda não está 100% familiarizado com ela é bom estudar um pouco mais sobre a moto, comportamento, possíveis problemas que ela apresenta. Eu mesmo passei por um momento em que tive que conhecer mais a moto. Descendo pelo Chile na Panamericana percebi que (apesar de ter trocado o óleo antes de viajar) minha moto baixava um pouco o óleo. Por sorte achei em Mendoza (já na Argentina) um local que tinha o óleo que eu costumo usar na moto. Não tive problemas mas poderia ter tido. Conhecendo a moto e se precavendo contra possíveis problemas já dá uma segurança maior no trajeto mesmo porque a nossa cabeça costuma (em alguns momentos) agir como inimiga colocando pensamentos sabotadores - tipo: pneu tá calibrado, chequei a tensão da correia/corrente, tô no caminho certo? e coisas assim.


harley-davidson do Los condes kustom na estrada
Um por do sol na estrada não tem preço

3- Seja flexível no seu roteiro

Lembre se, viajar TEM que ser prazeiroso. Conheço pessoas que montam uma planilha no Excell e seguem a risca. Quantos km tem que rodar no dia, onde tem que parar para abastecer, onde parar pra comer. Lógico que é bom ter um "norte" mas durante o trajeto acontecem muitas coisas e viajar de moto não é um rallye de regularidade. É um período que tiramos para aproveitar ao máximo todos os momentos. Não é certo não parar num local que você achou bonito só porque não está no planejamento. TEM QUE PARAR! (aí o fator companheiro/a de viagem pode ser um agravante ou não).


Flavio Terra e Heritage descendo a estrada de santos los condes kustom
Curtir a estrada a cada momento e ir na sua "tocada"

4- Veja se sua moto está de acordo com o seu físico

Uma coisa é andar de moto no dia a dia para o trabalho ou fazer viagens curtas. Outra é passar dias e muitos Kms em cima dela pilotando. Em longas viagens qualquer detalhe pode se tornar um incomodo. Até o barulho excessivo do vento no capacete pode, em algum momento, ser inconveniente. Ajustar a embreagem, um banco mais confortável ou uma almofada de gel além da posição do guidão (um riser mais alto se necessário) fazem toda a diferença em longas viagens.


los condes kustom e harley-davidson na estrada
Sentir se confortável na moto é essêncial.


5- Faça seu tempo Não é só acordar cedo, montar na moto, rodar longas distâncias, parar a noite, comer e dormir. É sobre viver cada momento durante a jornada. Tire um tempo longe da moto. Aproveite as paradas, as cidades. Pare para conhecer a cultura local, um por do sol. Viajar de moto é uma atividade que exige muito do piloto portanto tirar alguns dias pra se recompor, recarregar as baterias, é bom demais. E logo já vai dar aquela vontade de montar na bruta e voltar para a estrada recarregado e com todo o gás.


É isso LoCo. A vida é muito curta pra gente só ficar andando nos mesmos lugares. Uma viagem longa feita de uma maneira leve (nunca é leve rs) faz um bem danado pra alma da gente. Bora planejar o próximo rolê? Valeu LoCo, a gente se encontra nas estradas Siga Los Condes Kustom

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logowhite menor
Lo.Co. é abreviação de Los Condes
Los Condes Kustom - Motos Custom, Roupas e acessórios para motociclistas.
Lifestyle & Custom Wear
Desde 2018

Flavio G. Terra  - CPF: 064.872.218-05
R. do Retiro, 2251 Jundiaí - SP  CEP: 13.209.355

  • facebook
  • twitter
  • youtube
LOS CONDES KUSTOM - Rua São Lázaro, 536, Casa 1-CEP 13209-220- CNPJ. 49.276.236/0001-44 JUNDIAÍ - SP

©2019 by Los Condes Kustom - Fuck the Rules

bottom of page